domingo, 2 de novembro de 2014

Foi ou não só pra me irritar???

      A imagem diz tudo:


      É normal que as crianças percebam o que se passa à sua volta, mesmo que os fatos não lhes sejam direcionados. Tais acontecimentos respingam nelas quase sem que possamos controlar.

      Como qualquer criança, Caio ficou atento ao desenrolar das eleições. Começou a observar as inúmeras propagandas que via no caminho de casa pra escola e vice-versa. E dizia:

      - Olha! É a Dilma! Mamãe, o Pedro Paulo! - e ia lendo os nomes dos candidatos.

      Me perguntou algumas vezes em quem eu ia votar. Eu ficava reticente, pois nem ao menos havia decidido efetivamente se ia boicotar as eleições ou não.

      Mais pra perto do pleito já tinha feito minhas escolhas, mas elas me repugnavam a ponto de eu não querer confessá-las para meu filho. Foram votos sofridos.

      Caio me companhou na hora da votação, no 1º turno. Ficou impressionado com a quantidade de papeizinhos que via pelo chão. As ruas ficaram realmente emporcalhadas! Ele catou um monte (quando digo um monte, é um monte literalmente!) de "santinhos" e passou a semana brincando com eles. Espalhava pelo quarto todo e adjacências, de modo que frequentemente me deparava com a cara de uma persona non grata sorrindo pra mim... aliás, como sorriem, né... deve ser pensando em tudo o que roubarão depois de eleitos. 

      Na cabine eleitoral, deixei que ele apertasse "o verde" todas as vezes. Reconheceu a foto do Felipe Guerra (candidato a Deputado Federal pelo PCO , professor e amigo nosso) na tela. Só depois é que fiquei sabendo que tal prática (a de levar crianças para a cabine) é proibida!!! Mas lá, na hora, ninguém me alertou...

      Durante a semana que antecedeu o 2º turno, Caio me fez muitas perguntas, que eram respondidas de maneira simplória, de acordo com a exigência da compreensão dele. Resultado: sabe em quem não votei para governador, sabe em quem votei para presidente.

      A simplicidade infantil do Caio coloca as velhas dicotomias do bem contra o mal em pauta. Sendo assim, ele acha que a Dilma é do bem, só porque a mãe votou nela... E para ele, o "pé grande" é do mal. Simples assim. (Sou obrigada a concordar...).  Então, só posso achar que a capa de revista desenhada por ele foi mesmo pra me irritar!!! Duplamente!!

      Só para deixar registrado: Pezão era governador durante a greve e mandou a PM descer o cacete nos professores grevistas inúmeras vezes; Pedro Paulo é o tal da prefeitura que recebia o SEPE e representantes da base e diante do pedido de aumento salarial, disse a seguinte frase: "Podemos [dar aumento], mas não queremos e não faremos."

      Só pra deixar registrado também: hoje, voltando da praia, do nada Caio concluiu: 
      - Mãe! Então você votou no Crivella?
      Silêncio sepulcral no carro.

Nenhum comentário: