segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Nova Escola

          Subestimamos a capacidade das crianças de se adaptar às novas situações. E sei que não é um fato de minha exclusividade. Em geral, as crianças tiram de letra o 1º dia na nova escola, mas as mães não...
          Nove horas da manhã... como estará Caio? (Talvez devesse perguntar como estaria a professora! rsrs). Acordou cedinho, tomou banho, café da manhã, uniforme todo lindo... com muita disposição e todo saltitante, vi Caio ir à escola levado pelo pai. E eu... tensa. Cansada. Dormi às três da madrugada etiquetando material, escolhendo o lanche, preenchendo agendas e ficha do aluno.




          Choveu muito agora há pouco. Chuvisca agora, como meu coração... impulso refreado de ligar para a escola. Ligo para o pai:
          - Como foi a entrada do Caio? Você viu a professora, falou com ela? Avisou meu pai para ir buscá-lo à tarde? ...? ...? Mil perguntas.
          Antonio, com a paciência que sempre tem comigo, foi responden-
do. Mas meu coração não sossegou.     
          Primeira vez que um filho meu frequenta creche, na verdade o integral: estuda de manhã, de tarde vai para a outra unidade tomar banho, almoçar, descansar, brincar. Sempre consegui pessoas legais para tomar conta do Lucas (Jacira, que tem até hoje um poster do Lucas bebê em sua sala) e do Pedro (D.Zefinha, minha mãe preta, que até hoje me socorre quando pode), mas Caio não teve a mesma sorte. Ano passado foi horrível, tive de depender dos outros, levar Caio p/ o trabalho, dar essa tarefa nada fácil para os irmãos mais velhos. Decidi que esse ano seria diferente. Mas meu coração dói...

             *                             *                             *                               *

          Estava preocupada também porque Caio andou "questionando" a troca de escola. Fui preparar Caio para o fato:
          - Caio, mamãe foi hoje lá na sua nova escola. É muito legal!!
          - Escola nova? Por quê?
          - Como assim "por quê", Caio? - respondi com uma nova per-
gunta para ganhar tempo.
          - O que aconteceu com a escola do "Rio Perfeitura"? Fechou?
          - Não.
          - Quebrou?
          - Não.
          - Caiu?
          - Não, Caio!
          - Então, por quê, mamãe?

          (...)

          Tentei de novo:
         - Eu já sei qual é o nome da sua nova professora! É Aline!!! - declarei, com um tom entusiasmado.
          E Caio, para término de conversa:
          - Eu não quero Aline! Eu quero a tia Marlen!

Nenhum comentário: