sábado, 11 de agosto de 2012

Quebra-molas

          No meu condomínio tem muito quebra-molas. Como Caio é um menino muito observador, começou a se interessar por eles. Claro que vai virar mais uma das manias dele, junto com os ventiladores, as árvores, os esgotos e, mais antigamente, as latas de lixo e as embalagens de protetor solar.

           (já me sugeriram que tais manias não são normais... será?)

           Qualquer dia farei uma narração sobre as manias antigas. A atual - quebra-molas - faz com que Caio, dentro do carro, queira sempre ficar ajoelhado no banco, com a barriguinha colada ao encosto, posicionado de modo a observá-los depois que o carro passa sobre eles. E sempre faz um comentário e depois, a mesma pergunta:
          - Pra que serve o quebra-molas?
          Na última vez Caio estava comigo e fez a indefectível pergunta. Respondi:
          - Serve para fazer com que os carros diminuam a velocidade.
          - E também para quebrar as molas! - continuou minha frase, concluindo.



          Caio brinca de andar por cima do quebra-molas, ou de saltá-lo. Mas o extremo de sua invencionice é mesmo usar uma das peças do meu jogo americano (aqueles paninhos que substituem a toalha de mesa em refeições solitárias) como o quebra-molas de sua estrada imaginária.

            Posso acrescentar ainda, mais recentemente, essa: 
            Caio, observando um poste perto da Pracinha da Santa, grita:
            - Olha mamãe! Um quebra-molas em pé!!!
         O poste estava pintado com as cores preto e amarelo, alternadas, como normalmente se pintam as lombadas - para usar um nome diferente.
       

Nenhum comentário: