terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Derivação

     Durante o período de aquisição e apropriação da linguagem, toda criança passa por fases deliciosas, em que o jeitinho com que falam é muito bonitinho: eu sabo (por eu sei), eu fazi (por eu fiz) etc... Mas não são só os verbos, em especial os irregulares, que trazem essas ocorrências fantásticas. As crianças demoram também na construção de palavras compostas e mais ainda nas derivadas. Com o Caio não é diferente:
     - Mãe, tá escuro aqui... se eu fechar a porta, você vai enxergar? - havia faltado energia naquele momento.
     - Não, Caio, não feche a porta.
     Mas Caio nunca faz o que lhe pedem... ele sofre de uma espécie de surdez conveniente... E fechou a porta. Depois a abriu só um pouquinho, o suficiente para dar uma espiadinha e dizer:
     - Está escurecente!

Um comentário:

Mônica Cyríaco disse...

Legal, Karla! Me lembrei da Ana Clara falando pra mim , num domingo :
_ Mãe, eu pensia que você ia trabalhar hoje!