domingo, 1 de dezembro de 2013

Pinheiros

          Tudo começou assistindo aos filmes A Era do Gelo - 1,2 3 e 4. Caio observou que havia muitos árvores pontudas, em quase todas as cenas. Perguntou que árvore era aquela, e descobriu que eram pinheiros.



          De lá pra cá, sempre procura pinheiros nos filmes a que assiste - e quase sempre os encontra!! Passou também a pesquisar pinheiros na internet e descobriu que há vários tipos. Mas o seu preferido continuou sendo o "pontudo":

Araucária-excelsa; Nome Científico: Araucaria columnaris 


          Na onda da reciclagem, já juntamos garrafas pet de guaraná e construímos um pinheiro - do jeito que conseguimos fazer, sem técnica ou passo a passo, até que ficou razoável. Caio brinca muito com o pinheiro e até já o levou para a escola. Voltou com ele meio capenga.




          Uma outra situação que agora acontece sempre é que Caio passou a "colecionar" os pinheiros de verdade que vamos encontrando nos trajetos que fazemos rotineiramente. Tanto que todos nós da família passamos a observá-los também. Virou uma espécie de competição para ver quem acha um novo pinheiro que não tinha sido notado até então.

          Há os pinheiros altos, os "filhotes" de pinheiros, os cortados, os duplos ou até triplos, os velhos, os tortos... Segundo o Caio, há os tristes... os cansados... Nunca pensei que aqui na Ilha havia tantos pinheiros! Será que é porque passamos a notá-los?

          Indo buscar a irmã Lud na escola, no Zumbi, avistamos pelo trajeto a Ilha Mestre Rodrigues, que exibe um imponente pinheiro. Caio exulta sempre!

Ilha Mestre Rodrigues


          Na pequena e última viagem que fizemos - até Saquarema - a diversão foi garantida! Descobrimos que em Saquá há muitos pinheiros também!

          Com a proximidade do Natal, então, Caio está ensandecido. Não vê a hora de armar a árvore de Natal que, com toda a carga de trabalho que a mãe está enfrentando, não foi montada ainda.

          E ficou encantado com a árvore de Natal da Lagoa - um pinheiro, né... -  inaugurada ontem. Ainda vamos lá vê-la de pertinho...


Nenhum comentário: